Você já ouviu falar na economia compartilhada? O empresário Márcio Alaor de Araujo explica que trata-se de uma nova forma de economia que tem conquistado cada vez mais espaço no mercado. A economia compartilhada consiste em uma nova alternativa de emprego que oferece serviços temporários ou atividades similares ao freelancer. Esse tipo de trabalho se popularizou muito com os avanços tecnológicos. Vem conferir quais são suas vantagens:

Redução dos custos

A economia compartilhada propõe um compartilhamento dos recursos intelectuais, humanos e físicos sem a necessidade de altos investimentos. Um bom exemplo é a utilização de aplicativos de carros, que oferecem o serviço de locomoção sem que você precise arcar com o custo de comprar um carro. Ou então a utilização de espaços compartilhados para trabalhar, conhecido como coworking.

Mais produtividade

Quando há a possibilidade de oferecer algum tipo de serviço para um número muito grande de pessoas, isso acaba gerando muitas oportunidades de trabalho, comenta Márcio Alaor de Araujo. Ainda mais porque o principal meio de circulação da economia compartilhada são as plataformas e aplicativos frequentados e utilizados por inúmeras pessoas diariamente, gerando muita visibilidade desses serviços.

Conexão entre empresas e pessoas

Uma das grandes vantagens do mundo digital é a possibilidade de se conectar com várias pessoas diferentes e de vários lugares do mundo. Esse contato amplo vai permitir que apareçam ainda mais oportunidades para expansão dos serviços prestados. Além disso, a internet permite que os profissionais da mesma área possam se organizar de modo a trocar informações e compartilhar experiências.

Liberdade e autonomia

A maioria dos serviços prestados na economia compartilhada possibilitam que os profissionais atuem em horários flexíveis e de acordo com sua disponibilidade, comenta Márcio Alaor de Araujo. Essa é uma vantagem que muitos trabalhadores gostariam de ter em suas profissões. É muito positivo possuir condições de conduzir o seu trabalho de maneira independente.

Sustentabilidade

A sustentabilidade atualmente é uma das maiores preocupações tanto das empresas como dos consumidores, explica Márcio Alaor de Araujo. A economia compartilhada evita o consumo exagerado e como consequência favorece a redução dos gastos e a sustentabilidade. Esperamos que essas dicas possam te ajudar a entender um pouco mais sobre a economia compartilhada e os benefícios que ela agrega.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui