Os vinhos são excelentes bebidas, acompanham os mais diversos pratos e ocasiões e, sabendo disso e a pedido de nossa redação, Marco Carbonari, especialista em vinhos há mais de 10 anos, fala sobre a harmonização entre vinhos e comida mexicana, uma iguaria. Confira o artigo e não perca tempo para experimentar.

A culinária mexicana é uma das mais apimentadas ao redor do globo, por isso, é preciso cautela e análise para combinar a bebida com os deliciosos pratos apimentados. Marco Carbonari ressalta que é possível realizar maravilhas harmonizações, basta um pouco de paciência para combinar.

Como dito, a culinária mexicana utiliza pimenta (das mais variadas) em seus pratos. Por isso, a primeira dica de Marco Carbonari é saber acerca dos ingredientes contidos no prato. Dessa maneira,é necessário verificar para não contrapor nem expelir o vinho da boca, uma vez que comidas apimentadas são bem fortes.

Um exemplo é o capsaicinóide, um composto químico presente em todas as pimentas, sobretudo, em pimentas vermelhas e as mais picantes. Ele é responsável pela sensação de ardência, por isso, em pimentas que contém alta quantidade de capsaicinóide, tomar um vinho com alta taxa de tanino é pedir para sofrer com a ardência na boca.

Embora o açúcar e a acidez presentes no vinho entram como uma espécie de mediadora nesse embate, ainda assim é necessário analisar com cautela o prato e a bebida, segundo Marco Carbonari. Ressaltando os ingredientes presentes no prato.

Desse modo, Marco Carbonari aconselha escolher vinho com baixo teor alcoólico, em contrapartida, alto teor ácido. Além disso, para não haver uma briga e disputa de sabores, opte por vinhos mais leves, com sabores mais suaves, diferentes daqueles armazenados em barris de carvalho.

Ademais, Marco Carbonari recomenda vinhos mais leves, os brancos são ótimas opções, embora não haja uma proibição de vinhos tintos. Por fim, vale ressaltar que, com estudo e análises apurados, é possível combinar os mais diversos vinhos com os mais variados pratos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui