Marco Carbonari é empresário e dono da vinícola Villa Santa Maria, localizada no município paulista de São Bento do Sapucaí, que atrai milhares de turistas todos os anos. Neste artigo, o especialista diz que a França é considerada o berço da gastronomia mundial pelas técnicas da cozinha clássica que servem de base para a culinária de outros países. Mas não só isso: os vinhos franceses são considerados os melhores do mundo devido a excelência e qualidade.

A França é o país que mais produz vinhos em todo o mundo. Lá a bebida é consumida diariamente com as principais refeições, assim como em comemorações ou momentos de lazer. Qualquer motivo é mais do que suficiente para abrir uma garrafa. Por isso, quando se fala em vinhos é praticamente impossível não pensar no país. É como se os franceses tivessem a bebida como parte do DNA.

Segundo pesquisas oficiais sobre o assunto, foram consumidas mais de 8 milhões de toneladas de vinho. A França só perde a disputa em consumo de bebida per capita para os Estados Unidos, que também tem a prática cotidiana de beber, mas os franceses consideram a bebida como um alimento, uma marca cultural, que está regulamentado em lei. Marco Carbonari diz que as vinícolas de lá são conhecidas por produzir alguns dos vinhos mais famosos e valorizados do mercado.

O país conta com 15 grandes regiões produtoras em toda a sua extensão, incluindo Bordeaux, Loire e Borgonha. A grande gama de uvas cultivadas e o terroir são os responsáveis pela variedade de vinhos incríveis. As tradicionais castas são o Malbec, Carmenère, Pinot Noir, Merlot, Chardonnay, Riesling e Sauvignon Blanc, que conseguem representar de maneira excelente as variações do terroir.

Os vinhos franceses são referência no mundo devido às características marcantes da elaboração da bebida, como a capacidade de envelhecimento e as técnicas de cultivo e de vinificação. Ficou curioso sobre como seria experimentar um legítimo vinho francês? Marco Carbonari conta que o enoturismo do país é muito forte, então é possível visitar uma vinícola e garantir a experiência única de viver o dia a dia da elaboração da bebida e ainda se hospedar lá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui