Localizada em São Bento do Sapucaí, a quase 10 quilômetros da cidade de Campos do Jordão, a vinícola Villa Santa Maria, que tem como proprietário Marco Antonio Carbonari, passou a ter em seu vinhedo o plantio de mais de 40.000 pés da uva Viognier. De 2018 para cá, quando uva foi implementada, já são ao todo 60 mil pés, das quais 30 mil estão produzindo os vinhos Brandina, marca registrada da família italiana Carbonari.

Porém, no Brasil, pouco se sabe dessa uva que é tão importante no mundo dos vinhos. Utilizada em excelentes elaborações de vinhos brancos, a uva quase foi extinta em 1965, na França, resultado de uma praga chamada filoxera, uma espécie de pulga que ataca as raízes das videiras e impede a nutrição da raiz para a planta. Como se não bastasse isso, o cuidado com a plantação teve de ser interrompida devido à Primeira Guerra Mundial.

Foi só em meados de 1990 que a uva Viognier passou a ser amplamente cultivada ao redor do mundo, principalmente em países do Mundo Novo, como Brasil, Canadá e Nova Zelândia, mas também na Itália, Suíça e França. Marco Antonio Carbonari conta que o crescimento em seu país de origem foi tanto que acabou se tornando um verdadeiro ícone do norte do rio Rhône, onde se produz deliciosos vinhos franceses.

No Brasil, o plantio da Viognier é destaque em climas mais frios, como a Serra Gaúcha, Serra Paulista, como na vinícola Villa Santa Maria, por exemplo, pois esse tipo de lugar tende a apresentar a maior tipicidade de terroir adequado. Contudo, a produção de vinhos desta uva também podem ser vistas em pontos da Bahia e Belo Horizonte, por ter um clima mais fresco e terras nutrientes.

Marco Antonio Carbonari explica que os vinhos elaborados pela Viognier são mais robustos, com baixa acidez e altamente aromáticos. Costumam ter também um alto teor alcoólico, cor intensa e aromas florais. Apesar de ser branca, a uva também é utilizada em vinhos tintos para intensificar, a partir do blend, os aromas da bebida. Em uma harmonização, o vinho da Viognier é um acompanhamento ideal para queijos moles, como o brie, peixes e massas ao molho branco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui