Há postos de abastecimento dispostos em todos os lugares, mas é importante abastecer onde a qualidade do combustível seja boa. Por isso, a empresa CPN Energy comenta acerca de como a qualidade de um combustível pode afetar fatores como a combustão, e o gasto de abastecimento.
Quer saber por que a gasolina daquele posto desconfiável rende menos? Então prossiga com a leitura.
O que define a qualidade de um combustível?
A qualidade de um combustível se dá pelo seu grau de octanagem, que é a quantidade de nível de octano presente no mesmo. O octano, segundo a renomada CPN Energy, é um produto químico que regula a queima de combustível realizada pelo motor, assim, quanto maior o nível de octano mais resistente ele é a compreensão do motor, tornando-o mais rentável.
Qual é melhor: álcool ou gasolina?
Para os proprietários de veículos flex é possível optar pela escolha de um dos dois combustíveis, porém, no cenário atual onde os preços de ambos, ora aumentam, ora diminuem, surge a dúvida de qual proporciona mais economia. De acordo com Giovani Dadalt Crespani, sócio-fundador do Grupo CPN, a gasolina possui mais resistência à compreensão, por isso ela detém a boa qualidade de um combustível.
Visto que a gasolina é o combustível mais vantajoso, vamos analisar como saber se ela é de boa qualidade.
Como saber se a gasolina é de boa qualidade?
A gasolina é composta pela mistura de hidrocarbonetos com cinco a dez átomos de carbono na cadeia, e no que diz respeito à qualidade de um combustível, nesse caso é relativa à quantidade de carbono que possui. O hidrocarboneto com melhor índice de octanagem é o 2,2,4-trimetilpentano. Além disso, a gasolina é composta por uma porcentagem de 25% de etanol, isso porque ele funciona como um antidetonante, auxiliando no aumento do índice de octanagem da mesma.
No entanto, como indica a renomada CPN Energy, há postos de abastecimentos clandestinos que misturam mais do que 25% de etanol na gasolina para que esta tenha maior volume. Isso faz com que a gasolina tenha uma baixa rentabilidade (pois o etanol evapora muito rápido), e que a necessidade de abastecer seja mais frequente, ocasionando em um gasto maior.
As gasolinas mais utilizadas para abastecimento de veículos são a gasolina comum e a gasolina aditivada. A qualidade de um combustível como esse pode ser verificada a partir de sua coloração, visto que a gasolina comum possui a coloração amarelada, enquanto a gasolina aditivada tem a coloração, normalmente, mais esverdeada.
Ademais, como comenta a renomada CPN Energy, a qualidade de um combustível influencia diretamente no funcionamento e desempenho do motor. Então, se o combustível for adulterado e apresentar fácil explosão, antes do pistão entrar em ponto morto, isso ocasionará na desregulagem do motor, e o pistão será empurrado com menos força, diminuindo a potência do motor.
Evite o desconforto de abastecer com a má qualidade de um combustível, e abasteça com as franquias do Grupo CPN.