Se você circula entre o meio empresarial com certeza já deve ter ouvido falar sobre gestão ambiental, correto? Para o empresário Julio Cesar Hintemann Filho, essa é uma das áreas que mais cresce em todo mundo. Isso porque cada vez mais empresas de todos os ramos querem começar a cuidar da natureza e precisam de profissionais que entendam sobre a relação entre a humanidade e o meio ambiente.
Confira abaixo o que é e porque a gestão ambiental tem se tornado imprescindível para as empresas de todo o mundo:
O que é gestão ambiental?
A gestão ambiental é a área das empresas que cuida das relações entre os negócios, o meio e as pessoas. Mais do que só uma área, a gestão ambiental é parte de um sistema administrativo que foca na sustentabilidade. Esse sistema utiliza métodos e práticas que buscam reduzir o impacto causado pela empresa no meio ambiente. Um negócio que possui uma boa gestão ambiental sempre realizará suas atividades respeitando os recursos naturais, diz o empresário Julio Cesar Hintemann Filho.
A gestão ambiental é importante?
Seguir as diretrizes de sustentabilidade para alguns ramos é lei. Entretanto, investir em recursos para uma boa gestão ambiental passou a ser uma forma das empresas mostrarem para a sociedade seu compromisso não apenas em lucrar, mas em cuidar do futuro de seus colaboradores e de seus clientes. Investir nessas práticas administrativas também pode significar um aumento considerável de parar de perder com desperdícios, aprendendo técnicas de reutilização de materiais.
Quem são os profissionais de gestão ambiental?
O profissional de gestão ambiental não é um biólogo como muitos acreditam. Isso porque o gestor ambiental precisa ter características de um executivo já que apesar do foco ser em sustentabilidade e meio ambiente, o profissional não pode esquecer que também precisa saber e dominar técnicas administrativas. Claro que o especialista em gestão ambiental não se limita a isso, eles precisam saber também sobre legislações e cálculos.
Afinal, há muitos ramos que exigem que seja cumprida uma legislação específica para aquele setor. Por isso, para quem deseja seguir carreira nessa área, precisa entender que aprender sobre leis e fazer contas será parte do seu dia-a-dia. Afinal, é parte do trabalho de um gestor ambiental colocar em prática projetos industriais de pequenas e grandes empresas.
Certificações ambientais
Quando falamos em empresas que possuem gestão ambiental, a primeira coisa que pensamos é sobre as certificações cedidas pelo Estado para comprovar que esses negócios realmente seguem uma política ambiental contra poluição e danos ao meio ambiente. Um desses selos, talvez o mais conhecido, é o ISO 14.000.
Ele exige que as empresas se adequem ao seu processo de emissão dos poluentes, produção e gerenciamento de resíduos. O gestor ambiental então será responsável por certificar de que cada detalhe seguirá as normas estabelecidas pela ISO, levando a empresa a conseguir a certificação almejada.
Devo implementar uma gestão ambiental no meu negócio?
Após descobrir os benefícios que é ter uma gestão ambiental em sua empresa, é importante que a diretoria analise os diversos sistemas antes de decidir qual será o mais vantajoso. Para o empresário Julio Cesar Hintemann Filho, nesta análise entra também qual será o intuito da gestão ambiental: obter um melhor desempenho ambiental ou somente obter as certificações?
A implementação de um sistema de gestão ambiental vai posicionar o seu negócio como socialmente responsável, fazendo com que ele se destaque da concorrência. Portanto, reconsiderar a gestão ambiental é uma boa para quem busca inovação.