Você é advogado? Alguma vez já ouviu falar sobre o Direito Desportivo? O Dr. Alan Belaciano, entende que é importante conhecer as possibilidades que a área jurídica oferece. Através disso, é possível compreender qual delas atende melhor às suas necessidades. Dessa forma, para saber mais sobre esse campo e descobrir os principais motivos para segui-lo, continue a leitura deste artigo até o final:
Ao se formar em Direito um advogado se depara com um “mar” de possibilidades. Isso porque, além de poder atuar após a graduação em diferentes casos, é possível que ele escolha uma área de interesse, se inscrevendo em uma pós-graduação. Nesse contexto, dentre as diversas especializações como a tributária, civil, digital ou trabalhista, uma que merece atenção é a desportiva. Mas sobre o que ela trata?
Sobre o Direito Desportivo
Caso não conheça, saiba que o Direito Desportivo é o campo responsável por normatizar as relações no mundo dos esportes. As leis e normas relacionadas a esse ramo guiam as atividades esportivas, garantindo que as partes envolvidas tenham seus direitos assegurados. O advogado, Alan Belaciano, comenta que é importante ter uma área jurídica voltada para essa esfera.
Especialização em Direito Desportivo
Assim, ao decidir se especializar nesse ramo, um advogado irá aprofundar seus conhecimentos sobre o mundo dos esportes, bem como o seu funcionamento e leis. Por meio desse aprendizado, ele poderá atuar em diferentes papéis, como prestando assessoria jurídica, representando clientes — que podem ser atletas ou clubes —, participando de negociações entre jogadores e associações, elaborando e avaliando contratos e cuidando de processos legais.
Motivos para se especializar em Direito Desportivo
Agora que você conheceu mais sobre o Direito Desportivo, confira a seguir os principais motivos para especializar nesse campo:
- Diversas possibilidades de atuação
Um dos primeiros motivos para seguir a área desportiva é a variedade de possibilidades de atuação. Isso porque, devido às diferentes atividades presentes nessa esfera, é possível que os profissionais trabalhem em papéis variados como por exemplo, no agenciamento de atletas ou nas federações esportivas. Essa oportunidade pode contribuir para a experiência e aprendizado desses especialistas. Para Alan Belaciano, isso pode ser de grande ajuda ao longo da carreira.
- Oportunidades de crescimento
Outro motivo para se especializar no Direito Desportivo é a oportunidade de crescimento que essa área oferece. Estando em constante expansão, o universo dos esportes tem necessitado cada vez mais de especialistas jurídicos. Desse modo, para os advogados que buscam por campos de destaque no mercado, essa pode ser uma possibilidade de sucesso na carreira. Vale ressaltar, que essa esfera também possui uma boa valorização financeira.
- Possibilidade de atuar em uma profissão de interesse
Por fim, para quem gosta de esportes e é formado em Direito, saiba que a especialização no ramo desportivo pode ser uma grande oportunidade de atuar no assunto de interesse. Além de poder estar em contato com os assuntos voltados para esse campo, é possível que esses profissionais conheçam atletas e pessoas que admirem. Conforme pontua o Dr. Alan Belaciano, esse é um dos grandes pontos positivos dessa carreira.