É bem possível que em algum momento da sua vida você tenha se questionado acerca dos impostos que temos que pagar, não é mesmo? Para o advogado Amauri Jacintho Baragatti, ainda que essa história de pagamento de imposto tenha começado há anos, nos dias atuais, ela não deixou de ser uma necessidade para um maior controle financeiro do país, e por isso ainda é uma obrigatoriedade.
Mas você sabe como surgiu essa necessidade de pagamento de impostos, e qual a razão de darmos sequência até hoje? Neste artigo, apresentaremos justamente essas questões, de modo que você perceba que todos os tributos que já pagamos não são valores desnecessários. Logo, se esse assunto é do seu interesse, não deixe de ler o texto até o final, e compreender tudo o que precisa acerca do Direito Tributário.
Afinal, o que são impostos?
Conforme comenta o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, como você já deve saber, os impostos são tributos pagos para o governo de acordo com as leis do país. Eles podem ser encontrados desde um pão que você compra na padaria, até a casa que você financia em uma corretora. Normalmente, esse valor depende do que está sendo adquirido, e pode variar entre preços mínimos e máximos.
Quando essa necessidade de pagamento começou a ser praticada
Mas você sabe quando tudo isso começou? Segundo alguns pesquisadores, a prática de pagar impostos e tributos surgiu na Idade Média, quando o governo cobrava de seu povo alguns valores e serviços que deveriam ser destinados justamente para mantê-los bem e em segurança. Normalmente, esses valores eram pagos através de alimentos colhidos pelos camponeses.
Com o passar do tempo, esses tributos deixaram de ser cobrados através da comida, e passaram a ser usados a partir do dinheiro — moedas, na época. Conforme comenta Amauri Jacintho Baragatti, um bom exemplo desse preço pode ser visto ainda na monarquia que recebe parte dos ganhos da sua população para bancarem as suas vidas na classe alta.
Qual a razão de pagarmos taxas até os dias de hoje
Mas se nós não estamos mais na Idade Média, tampouco vivemos em uma monarquia, por que será que ainda pagamos impostos? Ora, atualmente, o valor cobrado pelo governo é direcionado para o pagamento das aposentadorias, da segurança, infraestrutura, educação e saúde do país, ou seja, tudo o que nós utilizamos precisa ser mantido de alguma forma, não é verdade?
Logo, é sempre bom lembrar que necessitamos estar com as dívidas sempre em dia, para que nunca falte nenhum desses serviços em nossas vidas, pois conforme explica Amauri Jacintho Baragatti, ainda que algumas taxas sejam maiores, o ideal é ter a garantia de que elas estarão sendo destinadas com um propósito maior e melhor para cada cidadão brasileiro.