De acordo com a empresária Cláudia Martinez, o empreendedorismo feminino é um assunto que tem sido muito abordado atualmente por conta da procura por mais igualdade de direitos às mulheres. Desta maneira, cada vez mais as mulheres têm procurado se profissionalizar e obter maior conhecimento e experiência no mercado de trabalho para obter todas as ferramentas necessárias na hora de abrir o seus próprios negócios e serem bem sucedidas, gerando inúmeros impactos positivos à sociedade como um todo.
Se você se interessa pelo assunto e quer conhecer mais sobre os impactos do empreendedorismo feminino, não deixe de acompanhar a leitura deste artigo!
No que exatamente consiste o empreendedorismo feminino?
Assim como afirma a empresária Claúdia Angélica Martinez, o empreendedorismo em si constitui-se como um processo de iniciativas com o intuito de identificar problemas e desenvolver soluções inovadoras que podem transformar a sociedade como um todo. No entanto, ao longo do tempo, este ramo pouco incentivou o protagonismo feminino, criando a necessidade de mobilizações e medidas que pudessem acolher as mulheres e suas ideias.
Dessa forma, o empreendedorismo feminino surgiu como uma iniciativa de criação de novos negócios e soluções criadas, pensadas e produzidas por mulheres.
Quais os tipos de empreendedorismo existentes?
O empreendedorismo é um ramo muito amplo que pode acolher as mais diversas áreas e campos de aplicação. Sendo assim, para entender melhor sobre quais são as possibilidades de atuação para as mulheres dentro do mercado, a empresária Cláudia Martinez acredita ser preciso conhecer quais são esses diferentes campos de atuação. Entre esses ramos, estão:
- Social;
- Corporativo;
- Digital;
- Ambiental ou empreendedorismo verde.
Entre muitos outros.
Quais os principais impactos do empreendedorismo feminino?
Como dito anteriormente, ao longo dos anos as mulheres foram conquistando seu próprio espaço dentro do mercado de trabalho e o mesmo aconteceu em relação ao universo empreendedor, explica a empresária Cláudia Martinez. Desta maneira, os impactos positivos foram rapidamente observados, demonstrando o quanto o protagonismo feminino tem a cooperar com o mercado de trabalho.
Confira, a seguir, alguns dos principais impactos deste protagonismo, sendo alguns deles comprovados por relatórios de pesquisas produzidas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) que teve como base entrevistas realizadas com 13 mil empresas de mais de 70 países. :
- Diminuição da desigualdade de gênero no mercado de trabalho;
- Maior independência financeira e garantia de rendas às mulheres;
- Maior crescimento econômico;
- Aumento do rendimento dentro das empresas;
- Maior atração e retenção de talentos;
- Aumento da criatividade e inovação nos negócios e ainda muitos outros.
Como é possível observar, o protagonismo das mulheres no mundo dos negócios só garante benefícios e vantagens a todos, principalmente a elas. Segundo a empresária Cláudia Angélica Martinez, ainda são muitos os obstáculos e desafios a serem enfrentados para que esse protagonismo aumente.
No entanto, com a cooperação, incentivos e estudos voltados ao mercado de trabalho, como é o caso da educação financeira, é possível aumentar cada vez mais o índice de mulheres donas do próprio negócio e, consequentemente, gerar ainda mais impactos positivos para toda a sociedade.