Você já imaginou quais foram os motivos que levaram, e levam, diversas pessoas no mundo a se tornarem veganas? Para Flavio Giusti, ex-MasterChef e vegano há mais de dez anos, muitos são os motivos que levam uma pessoa a rever seus hábitos alimentares e de vida, aderindo a um estilo de vida mais sustentável e saudável.
De fato, o amor aos animais e o apelo à diminuição da violência com eles é um dos motivos que leva muitas pessoas a descobrirem e aderir ao veganismo. Ainda assim, essa não é a única razão, existem uma série de fatores que determinam as mudanças de hábitos tradicionais para uma dieta e comportamento veganos. Confira, a seguir, quais são eles:
- O fim da violência contra os animais
A conta é simples: quanto mais produtos de origem animal, mais animais são mortos para produzi-los. O escritor de culinária Flavio Giusti considera que o fim da violência e exploração animal é uma das bases do veganismo e princípio que leva muitos a aderirem a transição alimentar, ou seja, qualquer tipo de violência para produção de itens ou alimentos de nosso consumo, como também eventos para entretenimento humano são repudiados.
- Preservação ambiental
A preocupação com o meio ambiente também é um alerta que faz com que muitos adotem o estilo de vida vegano. Isso porque, mais do que uma correção nos hábitos alimentares, o veganismo também está voltado para questões de higiene, vestimenta, etc. Assim, o movimento defende alternativas sustentáveis em todos os âmbitos da sociedade e o fim de práticas agressivas, principalmente, no quesito da pecuária, um dos setores mais responsáveis pela destruição do meio ambiente.
- Expansão da consciência e paz
Aqueles que se tornam veganos, como Flavio Giusti, modificam sua visão de vida. Isso porque você passa a enxergar a importância da natureza, dos animais e da vida em harmonia com o ambiente. Isso faz com que o veganismo seja uma prática que permite um melhor autoconhecimento.
- Mais saúde, por favor
Fato é que a alimentação vegana é extremamente mais saudável que a tradicional. De acordo com o entusiasta da culinária, Flavio Giusti, os ingredientes naturais são mais ricos em nutrientes, os preparos são mais saudáveis e a ingestão de produtos gordurosos, modificados e industrializados é menor. Por isso, o veganismo é considerado uma prática muito saudável e excelente para quem deseja melhorar a saúde do organismo.
- Economia
Engana-se quem pensa que uma dieta vegana sai caro. Como ensinado pelo ex-MasterChef em seu Canal do Youtube Flavio Giusti, a alimentação vegana possui preparos simples, cardápio variado e muito sabor. O veganismo é uma excelente alternativa para variar e expandir conhecimentos culinários, como também para economizar no momento de compra.
E aí, agora você entende como esse movimento pode ser benéfico? Se está interessado em conhecer mais sobre o veganismo, sobre receitas saborosas dessa culinária ou sobre transição alimentar, não deixe de acompanhar Flavio Giusti em seu Instagram, o @vegetarirango, ou em seu canal no Youtube, como também através de seus livros.